Outsourcing em Telecom: será que agora vai ???


Outsourcing em Telecom: será que agora vai ???

==> Esse foi meu primeiro artigo, criado em 2003 e publicado no site da IBC do Brasil. Na época, atuava como Diretor de Operações na AT&T e, graças ao meu Gerente Geral, Dario Noronha, pude receber dele o estimulo para escrever como também idéias a serem exploradas.

Mais do que uma tendência, o outsourcing no mercado de telecomunicações tem se mostrado uma boa solução para aumentar a eficiência das empresas. É sobre isto que eu gostaria de abordar neste artigo, e creio que o momento é mais do que oportuno. Para se ter uma idéia, simultaneamente ao convite da IBC para que eu contribuísse com esta análise para a newsletter “TelecomNews”, chegaram ao mercado notícias de que novos contratos e negócios de outsourcing de telecomunicações estão sendo firmados.

Estes contratos, somados a outros grandes que aconteceram nos últimos tempos, mesmo envolvendo empresas de ponta, geraram um volume de atividades que ainda não conseguiu alavancar esse nicho de mercado, e tão pouco refletir o potencial do nosso país nesta área.

Se voltarmos aos anos 90, vamos lembrar daquele período em que se iniciaram os primeiros contratos de outsourcing de Data Centers, num momento em que as empresas começaram a ter coragem para re-alinhar as suas estratégias de TI, entregando os seus CPD’s, seus times de analistas, suas aplicações, enfim, seu ambiente de processamento de dados para as empresas prestadoras de outsoucing de Data Centers.

De lá para cá, podemos dizer que o mercado de outsourcing de Data Center não só “emplacou” , como também deslanchou e, sendo assim, deve servir de exemplo ao nosso momento presente. A idéia é criar uma comunidade que também acredite no outsourcing de Telecomunicações, formando um contexto integrado pelas Empresas Prestadoras desse tipo de Serviço (obviamente em conformidade com a LGT), a nossa mídia – que já começa a dar espaço para esse segmento, e finalmente, o componente mais importante, o CLIENTE.

Por que iria ???

Agora, colocando-me no lugar das nossas grandes Operadoras de Telecomunicações, creio poder fazer a seguinte reflexão: em primeiro lugar, hoje não existe mais o oásis das telecomunicações. Não só no Brasil, mas no mundo todo. Em segundo lugar, por conta deste novo cenário, as grandes corporações (seja pelo seu tamanho ou importância), hoje cortam custos drasticamente, e procuram ajustar com criatividade suas obrigações comerciais com fornecedores de equipamentos.

Em terceiro lugar, não bastasse esta condição desfavorável de mercado, criou-se uma competitividade no segmento corporativo e de pessoa física nas chamadas de longa distância como nunca tínhamos imaginado, a ponto de fazer com que estas mesmas grandes corporações briguem por cada circuito de dados e por cada chamada.

Para complicar ainda mais o panorama, vale aqui a lembrança de que a receita de circuitos de dados, e também a receita de voz, possuem particularidades que não garantem fidelização significativa do usuário, devido ao seu modelo de comercialização. No caso da receita de voz, o cliente pode facilmente optar por outras operadoras, isto quando não entramos na questão da inadimplência.

Por tudo isto, sinto-me confortável em acreditar que mais e mais contratos de outsourcing devem ser firmados no setor de telecom para garantir a viabilidade das operadoras, porém prefiro deixar a pergunta no ar: Qual o tamanho do fôlego que contratos de outsourcing dariam às operadoras, considerando que tais contratos sejam baseados em valores significativos e que girem em torno de milhões de reais ao ano e ainda que sejam firmados por períodos entre 5 e 10 anos? Vamos deixar que elas respondam!!! Cabe a elas dizer o quanto agregaria de valor às suas ações tais contratos de longo prazo, de confiabilidade e de lucro progressivo.

Do outro lado temos o CLIENTE, sempre um CIO ou Gerente de TI que, com certeza, está cada vez mais focado no negócio da sua empresa, compromissado na conquista dos seus clientes, na disputa com seus concorrentes, na qualidade dos seus produtos e serviços. Por que então investir o seu tempo em montar, administrar, manter, gerenciar e realizar todas as demais atividades com a sua Rede de Telecomunicações?

Esta pergunta tanto pode ser respondida por eles como também pelos CEOs das empresas, que podem e devem acreditar que, ao realizar um outsourcing das suas Telecomunicações ganharão em escala, sinergia, redução de custos, incremento de qualidade, pois assim vão direcionar seu pensamento estratégico e seus recursos para o foco do seu negócio, para sua vocação, deixando simplesmente que outra empresa cuide desse segmento.

Talvez digam que sou otimista demais, porém após 16 anos de experiência em outsourcing de data centers e telecomunicações, não consigo deixar de acreditar no potencial desse segmento, de encará-lo como uma saída ou, pelo menos, como uma das saídas para as empresas tradicionais de Telecomunicações buscarem a sua sustentabilidade, sem depender somente das receitas que, como a pouco comentamos, são cada vez mais difíceis de se garantir. Acredito realmente que o segmento de Outsourcing de Telecomunicações seja uma significativa e consistente alternativa de realizar lucro.

Podemos considerar que os contratos existentes já podem nos servir de exemplo, de referência positiva, e eu diria mesmo até de sucesso, pois conheço parte dos profissionais que atuaram neles, e até agora não tivemos nenhum indício de que qualquer desses Clientes tenha sinalizado a
vontade de voltar atrás.

Aproveitando o quadro atual do mercado, cabe aqui um momento de grande reflexão dos CIOS e Gerentes de TI para que olhem para suas redes e consigam ter a coragem de imaginá-las sendo gerenciadas por uma empresa especializada, com qualidade e competência, e principalmente, comprometida com o negócio deles. Aproveitem o momento e chamem uma dessas empresas especializadas para bater um papo sobre Outsourcing de Telecomunicações!

Até o próximo contrato de Outsourcing de Telecom!

Um abraço, Fabiano Facó

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: