Dia 30 de Julho de 2009 fui pegar o meu diploma de Tecnólogo em Gestão de Marketing, conquistado na Universidade Paulista durante 2007 e 2008! Nunca pensei que fosse conseguir um diploma de curso superior aos 45 anos de idade.
Terminada minha Escola Técnica em 1984, desde então não faltou incentivo e questionamento da minha Mãe, dos meus Irmãos e principalmente dos amigos e chefes do mundo profissional para que eu desse sequência nos meus estudos, partindo para uma Faculdade. Nesse intervalo de 20 anos eu bem que tentei, quando cheguei a cursar um ano na Estácio de Sá, mas, não encontrei motivação para terminar o curso superior de tecnólogo em telecomunicações. Interrompi na metade e assim ficará para sempre! Não parei no tempo nesses 20 anos, fiz uma bela carreira de técnico de teleprocessamento até Diretor de Serviços, com base num posicionamento como auto-didata, aprendendo com os mais experientes e também realizando cursos específicos conforme o cargo que exercia. Afinal, foram vinte anos vividos nas Empresas mais importantes em seus mercados, IBM e AT&T. Melhor do que isso, nas duas vivi intensamente quando se transformavam de Empresas de Produtos para Empresas de Serviços! Escrever esse artigo me traz as lembranças das pessoas que tanto me incentivaram a perseguir uma faculdade para me aprimorar profissionalmente e pessoalmente, assim, devo agradecer a todos, mesmo que tarde, porque aqueles papos e as vezes broncas, serviram sim, como incentivo.
Esses vinte anos foram dedicados em todas as posições e funções do pós-venda! Assim, com todo tesão para me re-inventar, fui cursar Marketing para ampliar minha visão dos negócios e conhecer o que acontecia antes da bola chegar para mim implantar, operar, cuidar, estruturar, reduzir custos, etc!
Nunca tive orgulho de não ser formado, sempre tive na consciência que era uma dívida comigo e, até mesmo com meus pares, mas, a fome pelo fazer, pelo mundo do executar era maior que a disposição de sentar na cadeira de aluno. Como Gerente e Diretor sempre cobrei e ajudei que todos os profissionais que tive o prazer de gerenciar e liderar, que buscassem sua formação acadêmica!
Olha, se até eu consegui me formar, que tal o Presidente do Brasil buscar um curso a distancia, não presencial, pois assim não iria atrapalhar as viagens e, com isso, mostrar a nação que vale a pena o investimento em conhecimento ? Ele poderia fazer Marketing Esportivo, já que gosta tanto de Futebol ou Filosofia ou Gestão Ambiental para entender a importância do Brasil possuir seu inventário de emissões de gases que provocam o efeito estufa. Enfim, opções não faltam! Se ele escolher esse último, podemos até nos encontrar por ai, pois agora sigo buscando uma pós ou mba na área de gestão ambiental.
Até outro dia, os humanos colocavam e ainda colocam seus diplomas em paredes de casa ou trabalho. O meu vai ficar aqui mesmo e sempre me trará boas lembranças dos colegas de classe, dos Professores, da Coordenadora, da Mulher e Filhos que deram 100% de apoio, dos amigos, enfim, todos que vibraram com a decisão e conquista! O que eu consumi de informação, conhecimento, conscientização e relacionamento com as pessoas ficará marcado e deixará esse gosto de quero mais!
Cá entre nós, daqui a não sei quantos anos, vou me sentir mais confortável e legítimo quando for sentar ao lado de Khym e Chyara para trocar idéias e ajudá-los em suas escolhas profissionais e pessoais! Faculdade eles irão fazer! Terão a escolha de dizer qual!

Tecnólogo em Gestão de Marketing
Não poderia faltar o tradicional de discurso de juramento da nova profissão:
Dri Viaro said,
07/08/2009 às 14:58
Oi, vim conhecer seu blog e desejar bom fds
bjss
aguardo sua visita 🙂
Interessante o texto! said,
11/11/2009 às 19:37
Opa Parabens!
Hussar said,
01/09/2011 às 11:51
belo exemplo!!!
markus said,
08/10/2012 às 12:26
a verdadeira missão do ser humano nesse planeta é buscar conhecimento……por isso essa sensação de vitória…….abraço!!
Emilio said,
02/11/2015 às 20:00
Parabéns Luiz, vi seu artigo depois de 5 anos somente, mas posso afirmar que ele sempre será contemporâneo, visto que não importa quando, a graduação sempre será bem vinda e demonstra o esforço pessoal do indivíduo. Também só concluí minha graduação em GRh aos 43 anos, depois de anos de dúvidas, desânimos e porque não dizer de vergonha de não possuir uma graduação como todos nos ambientes em que frequentava.
Parabéns novamente, você é um exemplo.
Emilio