Quem é o Habitante Verde ?


Quem é o Habitante Verde ?

 

O Habitante Verde é mais um personagem que estamos construindo ao lado de tantos outros como Pai, Filho, Irmão, Amigo, Profissional, Companheiro, Mãe, Esposa, Marido, Avó, Criança, Terceira Idade, enfim, todos os que já fizeram, fazem e farão parte da nossa vida !

Assim como cada pessoa é uma só, tanto física como emocionalmente, esse Habitante Verde também será assim! Cada um do seu jeito e, melhor do que  isso, ele irá atuar em cada personagem das nossas vidas. Afirmo sem errar que, esse Habitante Verde de cada um será o responsável pela transformação comportamental das pessoas em prol do Planeta Terra  e em benefício do Meio-Ambiente-Inteiro. Sem esse Habitante Verde, a Terra não será capaz de continuar sendo a nossa casa! Disso não tenho a menor dúvida!

Os pensamentos e, principalmente, os gestos e atitudes do Habitante Verde irão influenciar tudo de bom que precisamos fazer nesse grande quintal que se tornou o Mundo Globalizado. Um dia alguem gritou: Independência ou Morte! Agora, o grito é Interdependência ou Morte!

Mais do que nunca a união entre Continentes, Países, Estados, Cidades, Municípios,  Bairros, Condomínios, Ruas, Empresas, Políticos, Escolas, ONGS, Escoteiros, Religiosos, enfim, todas as classes e organismos deverão intensificar sua capacidade de trabalharem juntos em prol do Meio-Ambiente-Inteiro. São todos eles que devem gritar Interdependência ou Morte! Morte de quem? Do Planeta, dos Humanos, dos Animais, dos Mares, do Ar,  das Plantas e todos os seres que ainda habitam esse grande quintal. Os que já foram extintos pela ação humana, que se faça uso do auto-perdão e bola para frente!

Estão vendo só a importância do Habitante Verde ?  Mesmo com toda essa importância, o Habitante Verde não pode se considerar melhor ou pior do que ninguém! Melhor ainda se ele conseguir gostar bastante desse tema de meio-ambiente-inteiro, sustentabilidade, gestão ambiental e não ser consumido por ele! Algumas iniciativas que receberam rótulos no anos recentes, como a turma da macrobiótica, vegetarianos e outros ditos como alternativos, foram rotulados como chatos, como radicais e outros termos! Hoje já se escuta falar no Eco-chato!  Esse Habitante Verde pode aprender com essa turma e cuidar para que seja visto como um personagem bom para todos, nem 8 nem 80. Um boa dose de bom humor é fundamental para o Habitante Verde e também de todas as cores, certo ?

Quem é o Habitante Verde ?

Quem é o Habitante Verde ?

Habitante Verde nos dias de hoje ainda é uma criança, ainda tem muito do que aprender. Porém, mesmo assim , podemos refletir como ele pode atuar no nosso dia-a-dia ou como ele pode exercer uma interdependência entre nossos personagens. Um breve lista dos personagens e onde podemos praticar o nosso Habitante Verde através deles:

Como Pai, Mãe e Educador: Além de estar ocupado em criar seus filhos no sentido de ajudá-los e orientá-los na formação do seu caráter, dos seus valores, no ato de amor de oferecer limites, dizer sim e dizer nao, de garantir seus estudos, de prover conhecimento, de estimular a prática de esportes, de incentivar o aprendizado de vários idiomas, vai ter que continuar fazendo tudo isso ao mesmo tempo que, terá que mostrar aos seus que viver nesse planeta requer novos hábitos como Reciclar, Reduzir, Reutilizar, Re-inventar, Recusar e Repensar tudo que esteja ligado aos recursos naturais do planeta. A melhor forma de fazer isso? Não sei! Sugestões de onde começar ? Dando o exemplo através dos seus próprios atos! Fazendo isso, meio caminho já foi alcançado. Depois, pode estimular que as Escolas onde estudam também promovam eventos, palestras, passeios, gincanas, enfim, uma variedade de movimentos que estejam ligados com os cuidados ao meio-ambiente-inteiro. Se puder ajudar para que esse tema passe a ser uma matéria tão importante quanto Matemática, Idiomas,  Ciências, História, Geografia e tantos outros, melhor ainda. O tempo entre,  agora e o dia que esse tema da sustentabilidade esteja listado no boletim das escolas não pode ser longo! Até hoje os Planetas visitados pelos astronautas não podem ser habitados por nós! Portando, não temos para onde fazer qualquer mudança. Incrivel né? Dizem que o Universo é tão grande, até infinito e só nos deixaram a Terra para morarmos!

Como Profissional: Você, seja dono ou colaborador,  pode propor que sua Empresa, seja ela altamente poluidora ou não, também crie programas onde possam estabelecer indicadores de desempenho de sustentabilidade, considerando o gasto atual de recursos como energia, água, combustível, papel e tudo mais que esteja afetando o nosso grande quintal. Se sua Empresa está com todos os recursos e colaboradores 100% alocados nas atividades fins, contrate gente de fora para cuidar disso para você! Comece com um ou dois indicadores que sejam mensuráveis, mas, comece.  Depois, olhe para os seus fornecedores e junto com eles comece a estimular que eles também pratiquem essa tal gestão ambiental! Lá na frente, não esqueça de chamar sua área de marketing para comunicar suas ações para os seus clientes e seu mercado,. Sabe por que ? Porque, em breve, eles irão inserir esse item como ponderação na sua decisão de comprar algo de você ou do seu concorrente . Além disso, essas ações irão aumentar o valor da sua marca e irão te ajudar na busca de novos investimentos externos!


Como cidadão, Participe na sua casa, no seu condomínio e na sua rua, de práticas e cuidados com os recursos já citados aí em cima!  No período de eleição, fique atento aos políticos e partidos que possam demonstrar interesse pela sustentabilidade e, principalmente, que estejam apresentando propostas e leis que avancem de forma clara e objetiva nesse segmento! Se coloque a disposição para compartilhar o que você já aprendeu e está praticando! Sim, crie sua lista de atitudes e troque ela com outras listas para que você aprenda mais. A lista aqui de casa começou com 5 indicadores, hoje já temos 11 e estamos com gosto de quero mais. Se quiser contribuir ela está aqui

https://fabianofaco.wordpress.com/2008/10/14/sou-um-so/:

Crie o seu Habitante Verde! Esteja pronto para responder aos seus filhos, netos e a você mesmo, o que você faz pela nossa sobrevivência no  Planeta! Não importa o tamanho e a intensidade do seu Habitante Verde. Faça do seu jeito no seu tempo!

Já foi possível terceirizar para as religiões a culpa pelos pecados! Já terceirizamos também para os políticos a culpa de outros males como falta de segurança, saúde, educação, etc! Opa, antes que eu continue, lembro a mim mesmo que os políticos estão lá por força do voto, portanto, estão lá por escolha nossa!  Dessa vez não dá para terceirizar o seu Habitante Verde para ninguém!

Um abraço sustentável,

Anúncios

3 Comentários

  1. silvia dias said,

    29/05/2009 às 21:32

    Obrigada pelo comentário no meu blog!! Sim, aos poucos vamos todos nos tornando Habitantes Verdes! Com cabeças verdes e férteis em idéias novas e renovadoras.

    Abs,

  2. 05/11/2010 às 16:56

    […] escrevi sobre o personagem Habitante Verde no texto Que é o Habitante Verde ? refleti sobre a importância dessa transformação dentro das pessoas adultas, pelo simples fato […]

  3. 05/09/2012 às 11:48

    Belíssimo texto, Facó! Continua mais atual do que nunca!! Abs


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: