Bom exemplo ” Anti-Greenwashing “


O Guia do Greenpeace que informa o ranking dos principais fornecedores de equipamentos eletrônicos e seus compromissos com a sustentabilidade ambiental, permanece com a Fabricante Finlandesa de Celulares na liderança. A versão mais recente, de maio de 2010, pode ser visualizada clicando aqui. Esse guia pode orientar o consumidor verde ou aquele que está migrando de cinza para verde, oferecendo informações que precisam ser consideradas no processo de decisão de compra do seu novo equipamento. Além dos  itens relacionados com preço, tamanho, acesso para redes internet, 3G e Wifi, aplicativos e assistência técnica, é imperativo que o aspecto da sustentabilidade ambiental de cada empresa, também faça parte da nossa decisão de compra. Em outras palavras, o consumidor precisa conhecer como a marca da sua escolha está se relacionando com os recursos da natureza e como pretende intensificar essa relação daqui para frente.

 

Descobri esse guia através de uma apresentação da própria Empresa, ministrada pelo Guilherme Koga no dia 10 de Junho por ocasião do Seminário Gestão de Resíduos e Pós-Consumo  no Varejo da FGV.  Além do guia, outras ações merecem destaque pelo resultado já obtido, bem como servem de comparação com a crescente onda de propagandas e publicidades na linha do greenwashing.

A Fabricante Finlandesa destacou ações já implementadas, como também seu compromisso de investir em pesquisas que promovam profundas análises no ciclo de vida de seus produtos. Dessa forma, poderá realizar uma transição para intensificar o uso de matéria-prima renovável sempre que possível, como também transformar o design, fazendo com que os equipamentos possam apresentar mais eficiência no momento de serem reciclados.

Das ações já implantadas, as embalagens foram reduzidas e ajustadas para abrigarem o celular, carregador, manual e acessórios de alguns modelos. Ou seja, além de reduzir o uso de papel, tinta e tudo que envolve o processo de produção de uma embalagem, não podemos esquecer que essa redução também implica no baixo consumo de combustíveis, pois o mesmo transporte, seja aéreo ou terrestre, está transportando mais equipamentos com o mesmo consumo. Não deve parar por aí! A Europa já determinou por Lei, que os carregadores deverão ser compatíveis com todos os modelos e fabricantes. Isso significa que você poderá trocar de celular, sem precisar de um novo carregador. Agora é torcer para que essa Lei chegue por aqui também.

Destaco o programa de reciclagem implantado pela Finlandesa, porque o mesmo foi concebido para oferecer retorno financeiro tangível e não apenas para ser usado em publicidade. Esse retorno irá acontecer em médio prazo, na medida que a Empresa possa comercializar todo o material nobre, ouro por exemplo, que é aproveitado no seu processo mundial de reciclagem, com objetivo de serem re-utilizados em novos equipamentos. Basicamente, a coleta começa nos postos de assistência técnica e de lá são enviados para Centros de Triagem.  No vídeo que segue, você pode conhecer mais detalhes do processo fim-a-fim da reciclagem:

 

Creio que os próximos passos da Finlandesa, seja aumentar o volume de participação dos seus consumidores, pois esse volume irá trazer os resultados projetados no seu planejamento. Imagino que estejam procurando campanhas que possam mobilizar o incremento desses números na sua fonte, ou seja, nas pessoas que ainda não se sentem estimuladas em disponibilizar seu equipamento para reciclagem. Talvez fosse o caso de ampliar esse projeto com a participação das operadoras de celular e demais pontos de vendas, transformando a atitude do consumidor em algum tipo de bônus, quando do momento da entrega do seu equipamento usado. Seja na troca por um novo ou através de promoções na conta de utilização da linha. Nesse contexto, o Fabricante, a Operadora e o Consumidor  irão dividir os ganhos econômicos tangíveis e intangíveis.  Seguindo essa linha,  Fabricante e Operadora automaticamente se enquadram na nova Política de Resíduos Sólidos que será aprovada em breve pelo Senado, onde basicamente as empresas serão responsabilizadas pelo correto e adequado descarte dos seus produtos.

Convido aos leitores para compartilharem sua sugestões de como a Finlandesa pode aumentar o volume dos equipamentos a serem considerados em relação ao atual programa de reciclagem. Essas idéias podem abranger a  participação de outros protagonistas nesse cenário como: Operadoras do Serviço de Telefonia Celular , Pontos de Vendas e Consumidores e obviamente os Fabricantes.

 

Anúncios

6 Comentários

  1. Murilo Norcia said,

    23/06/2010 às 12:59

    Facó
    Excelente exemplo da Nokia, como é prazeroso saber que a cada dia aumenta o sentimento e a conscientização das empresas em relação à sustentabilidade, revendo seus processos de fabricação e o ciclo de vida dos produtos. Isto é ótimo para a saúde financeira das empresas e para o Planeta. Parabéns pela divulgação. Abraços, Murilo.

  2. Roberto Lajolo said,

    24/06/2010 às 12:56

    Exemplo interessante. A discussão sobre iniciativas de sustentabilidade x greenwashing é muito relevante e deve ocupar um pouco do tempo de quem aposta em práticas sérias de conservação do ambiente, sob pena de desgastarmos a bandeira e criarmos confusão sobre conceito. As empresas que praticam o greenwashing cometem serio erro de estratégia.

    Lajolo

  3. Marcelo Torres said,

    25/06/2010 às 14:25

    Legal a iniciativa mas nada muito inovador. Para empresas que conseguem fazer uma câmera, um gravador, um tocador de música com alto-falante e outras coisas mais caberem numa pequena caixa de plástico, acho que triturar e reciclar seus produtos usados é pouco.
    Gostaria de ver propostas inovadoras de re-manufatura de peças, de design preparado para a desmontagem (ou remontagem), partes de metais nobres serem redirecionados para a produção de novos chips, etc.
    Abraço,Marcelo.

  4. Laís said,

    22/09/2011 às 09:56

    olá fabiano facó.. adorei sua “materia” a respeito do assunto e achei muito interessante a relação da empresa com a sustentabilidade.
    Achei seu blog porque estou fazendo um projeto de pesquisa sobre o greenwashing nas propagandas e o tema é essa onda crescente, como você mencionou. Estou com um pouco de dificuldade ao pesquisar o assunto porque só encontro artigos na internet e em inglês. Se tiveres algo que possa me ajudar, agradeço bastante!

    Parabéns pelo blog verde!!!
    Bjs

    • Facó said,

      26/09/2011 às 17:19

      Laís, te mandei um email com as informações. Você recebeu ?
      Abraços, Facó

  5. Raphaela Araújo said,

    05/10/2011 às 17:51

    Ei, Facó!

    Também te achei buscando informações na internet sobre greenwashing e empresas que estão indo contra esse fluxo, ou seja, adotando o marketing 3.0.
    Será que você teria algum material a respeito para repassar?! (pode ser em inglês, port ou espanhol…)

    Beijos e parabéns, continue se informando, investigando e divulgando.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: