Dá para pintar de Verde nossa Educação ?


Dá!  Com certeza!

Quando escrevi sobre o personagem Habitante Verde no texto Quem é o Habitante Verde ? refleti sobre a importância dessa transformação dentro das pessoas adultas, e um dos personagens é o Educador Verde.  Ao Educador Verde, digo que basta dar bons exemplos para atingir o caminho mais rápido e eficaz na educação dos nossos pequenos. Cabe a ele mostrar, na prática,  a nova maneira de se relacionar com o meio ambiente: água, energia, solo, resíduos e ar. É sobre o Educador Verde que quero dividir experiências e conhecer mais!

Não tenha dúvidas que sua atitude em casa e em todos os lugares, irá fazer chegar até a mente e instinto dos seus filhos, uma intensa e cristalina mensagem. Essa mensagem será determinante para lhe dizer como devemos proceder no uso da água, energia, solo, resíduos e ar. Gestos intimamente ligados aos 5 Rs de Reciclar, Reduzir, Repensar, Recusar e Reutilizar – já serão uma boa referência de exemplos a serem seguidos.

Em contrapartida, vai te ajudar, e a eles também, se você repete hábitos pintados de verde! Exemplo fácil é estimular a leitura de livros infantis que abordem o tema de maneira leve e divertida! Esses livros podem ser lidos com eles, estando eles, os filhos, no seu colo, daquele jeito que nossas Mães e Avós contavam historinhas para gente quando não tinham que competir com as TV´s, Jogos, Internet, etc. Se puder, evite os termos técnicos, o sentimento que o mundo pode acabar e outras abordagens mais contundentes, conte uma história, mude a voz conforme o personagem e outras técnicas que funcionem para sua turminha.

Aqui em casa minha dupla foi promovida aos cargos de Guardiões dos Recursos da Terra! Esse tema foi inspirado nos livros de Rachel Biderman e Sandra Marcondes, que abordam as dicas do Tio Fabio sobre tudo que devemos re-aprender no trato com os recursos do Planeta. São 5 livros:

Guardiões do Clima da Terra

Guardiões do Clima da Terra

Guardiões da Mata Atlântica

Guardiões da Mata Atlântica

Guardiões da Limpeza da Terra

Guardiões da Limpeza da Terra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Todos  abordam de forma leve e lúdica, como devemos nos re-educar e educar nossos pequenos para o atual cenário de transformação que estamos vivendo.

 

Lá em casa já foram lidos os  livros e agora, com ajuda da Escola Soletrar , estamos compartilhando com os amiguinhos da sala de aula.

 

A idéia é que os livros circulem pelas casas dos Educadores – Mães e Pais – para dividir e compartilhar esse conhecimento, tão importante quanto todas as outras disciplinas tradicionais de um curriculum escolar.

No final, você tem uma surpresa:  um Certificado! Mas não vou dizer para quem é, e sobre o que é, para não tirar sua expectativa, ok?

Guardiões da Camada de Ozônio

Guardiões da Camada de Ozônio

Guardiões da Água do Planeta

Guardiões da Água do Planeta

Dá para  fazer mais? Dá!

Ganhei de presente de um amigo de longa data, 3 jogos que lembram muitos os jogos da querida infância! O que

muda ? É que todos estão atualizados com os temas da Ecologia, Reciclagem e o novo Mercado das Práticas de Sustentabilidade.

Quer brincar e educar ao mesmo tempo ? Escolha um dos três, lembre do seu tempo de criança e sente no chão para se dive

rtir com os seus pequenos! Quem vai educar seu filho são os jogos, você vai estar dando o prazer da sua companhia e, se possível ,dando uma dica aqui outra ali de como tratar água, energia, solo, resíduos e ar dentro do seu lar e em todos os lugares!

Todos os jogos você encontra na Loja do Rogério: http://www.toysrio.com.br/

Pode ir lá com calma e segurança. Frequentei essa loja de 1974 até 1978, quando ainda se chamava Guri Lar. Lá no Méier!

Quem gostava do WAR irá curtir o ECO Planeta! Quem era fã do Banco Imobiliário, irá curtir o Mercado Sustentável! Quem ainda chama resíduo de lixo, irá chamar só de resíduo e reconhecer que lixo é o nome da a nossa atitude quando não tratamos resíduo como resíduo.

Por último, não se surpreenda quando eles começarem a dar bons exemplos para vocês, Educadores!

 

Mercado Sustentável

Mercado Sustentável

Recicla Mundo
Recicla Mundo

 

Eco Planeta

Eco Planeta

Anúncios

5 Comentários

  1. Rogério said,

    08/11/2010 às 13:03

    É isso aí, o Habitante Verde sabe tudo…

  2. Josete said,

    11/11/2010 às 22:25

    Olá Fabiano!
    Seu blog traz um conteúdo bastante rico sobre ações sustentáveis, parabéns! Queria te seguir mas não achei o link. Se der siga-me no http://teofilopreservamata.blogspot.com
    Abraço,
    Josete

  3. Lucilena said,

    17/11/2010 às 03:42

    Fabiano,

    Parabéns pelo seu texto! Não existe Sustentabilidade sem Educação!
    Educação recebe-se em casa, enquanto formação, ensino, são ensinados pela escola, coisas muito distintas.
    Sugiro a quem gostou deste texto, que assista o vídeo do link http://www.ted.com/talks/lang/eng/jaime_lerner_sings_of_the_city.html
    até o final, principalmente no trecho que fala do trabalho nas escolas com as crianças…

    Sds,

  4. Carla said,

    26/11/2010 às 15:44

    Fabiano,
    Muito legal o seu blog…já existem muitas pesquisas mostrando como a internet e as redes digitais vêm colaborando para a formação dessa juventude. A Prefeitura de SPem parceria com a SVMA lançou uma campanha, aproveitando o ano da Biodiversidade eleito pela ONU, para escolhermos o animal símbolo da cidade de SP. A grande ganhadora foi a Suçuarana, e quem a “elegeu” foram as crianças, pois a partir de agosto, quando as escolas aderiram a esta campanha, o quadro de resultados virou totalmente. Isto nos mostra que trabalhos bem desenvolvidos na educação podem gerar sim crianças mais comprometidas com o meio em que vivem! Abçs, Carla.

  5. 13/04/2013 às 01:22

    Olá Fabiano, boa noite! Estive lendo seus artigos e achei bastante interessante!
    Meu nome é Leopoldo Laiun e trabalho com reciclagem de óleo de cozinha usado! Nossa Empresa se chama Verde Gerenciamento de Resíduos, somos uma Empresa genuinamente Rio-clarense! Entre em contato com a gente para estreitarmos laços! um forte abraço e até mais!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: