Sustentabilidade é para Sempre!


Hoje de manhã circulei pelo Blog do Guilherme Brammer e lá achei suas reflexões sobre uma pesquisa chamada Sustentabilidade Aqui e Agora. Tal pesquisa foi patrocinada pelo hipermercado Walmart do Brasil e Ministério do Meio Ambiente do Brasil, realizada pela Synovate do Brasil e divulgada pelo Portal Envolverde do Jornalista Dal Marcondes.


A pesquisa completa pode ser lida nesse link:  Sustentabilidade Aqui e Agora

 

De fácil leitura e com gráficos coloridos e informativos, a pesquisa  traz para seus leitores um amplo panorama dos ativos que envolvem sustentabilidade ambiental: água, energia, resíduos, ar, matéria prima e solo bem como as novas e necessárias atitudes ao lidar com todos eles: Reciclagem, Redução de consumo, Reutilização de produtos, Recusar produtos que agridem o meio ambiente e Repensar a produção dos antigos produtos ou dos novos, dos  fazendo uso de matéria prima renovável ou aquelas que menos emitem gases de efeito estufa!

5 Rs Reciclar, Reduzir, Repensar, Recusar e Reutilizar

5 Rs Reciclar, Reduzir, Repensar, Recusar e Reutilizar

 

Os números demonstrados na pesquisa indicam que a nossa atitude precisa ser rápida e deve cobrir todo os nossos personagens. O Habitante Verde de cada um deve atuar rápido dentro de si, porque Governo, Escolas e Empresas são formadas – ainda – por pessoas,. Portanto, seremos nós os responsáveis por essa grande transformação no relacionamento Ser Humano x Meio Ambiente. Nossa capacidade de esgotar os recursos naturais foi tremendamente eficaz nas últimas décadas e tudo converge para um mesmo motivo: Consumo do Ter!

O antídoto para reverter nosso eficaz processo de destruição do meio ambiente será a busca pelo Consumo do Ser! Para acordar e fazer valer esse tal Consumo do Ser, teremos que fazer valer os mesmos critérios existentes na evolução do Ser Humano. Ou seja, aquele que mais apresentar transformações rumo ao comportamento de um Habitante Verde, terá que ser premiado por Governo e Empresas através de redução de impostos e pontuação na compra de produtos, por exemplo.  Por outro lado ( o lado cinza ), aquele que se mantiver como um simples Terráqueo terá ser premiado com multas, taxações enfim, incentivos econômicos para provocar intensa reflexão interna e fazer entender a si próprio que sua mudança vale muito para si e para os outros.


Sustentabilidade é para sempre, caso a sociedade civil tenha a intenção de viver em equilíbrio com os recursos que ainda são produzidos pelo Meio Ambiente! Ou, por alguma crença ou intuição, esteja considerando que poderemos nos mudar para algum outro Planeta no Universo.


 

Anúncios

1 Comentário

  1. maduca said,

    01/01/2011 às 22:43

    Oi conheça o meu blog de design ecológico,obrigado.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: