Curriculum Profissional


 

Fabiano Facó

contato: fabianofacos@gmail.com

OBJETIVOS

  • Posição de liderança na área de sustentabilidade corporativa em empresas que reconheçam essa competência como parte integrante da sua estratégia e modelo de negócios. Disponibilidade para colaborar com o time que já está atuando ou implantar um projeto que faça a inserção dessa competência na empresa.
  • Posição em áreas de Planejamento e Gerenciamento de Projetos, visando garantir a implantação de produtos e serviços dentro dos conceitos básicos do PMI

     

ESCOLARIDADE  e  CURSOS

  • MBA em Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade – Instituto Mauá de Tecnologia: Março/2011.
  • Gestão de Baixo Carbono – Fundação Getúlio Vargas: Dezembro/2010.
  • Gestão de Shopping Centers JTR2  – ABRASCE e ICSC: Outubro/2011.
  • Cursos de Gerenciamento de Projetos – básico, avançado e preparatório do PMBOK.
  •  Auditor Interno da ISO 14001.
  • Tecnólogo em Gestão de Marketing – Universidade Paulista: Dezembro/2008.
  • Diversos Cursos de Liderança, Negociação, Finanças, Tecnologias e Programação em Neurolingüística.
  • Inglês Avançado e Espanhol Básico

     

PERFIL

  • Empreendedor, orientado para inovação e ruptura de paradigmas, implantação de estratégias globalizadas, terceirização – como cliente e fornecedor, gerenciamento de equipes de trabalho com metas direcionadas aos resultados definidos pela direção e acionistas das empresas.
  • Liderança na formação de equipes, alavancando potencialidades de pessoas, sustentado por bom relacionamento interpessoal e espírito cooperativo, desenvolvido durante 20 anos no segmento de serviços de TI e Telecom.
  • Experiência de 3 anos no setor de Shopping Centers, atuando como consultor e gerente de projetos através da empresa Habitante Verde Planejamento e Serviços, prestando serviços para o Cliente Urbia Commercial Properties, administradora do Unique Shopping Parauapebas.
     

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL e REALIZAÇÕES

 

 √  Sonda IT –  2015 / 2016

Maior empresa latino americana de serviços de Tecnologia da Informação.
GERENTE DE SERVIÇOS PARA CLIENTES
Responsável pelo relacionamento com os principais Clientes do Data Center da Sonda IT, atuando na gestão de receita, custo, margem e pesquisa de satisfação. Foco na renovação de contratos e identificação de novas oportunidades de negócios, através de busca pelo entendimento do negócio do Cliente e relacionamento com respectivos executivos.

 √  ADP –  2013 / 2014

Uma das maiores fornecedoras de terceirização de negócios e de gestão do capital humano (HCM) oferecendo soluções integradas em RH, folha de pagamento, gestão de talentos, encargos e gestão de benefícios.
GERENTE DE OPERAÇÕES E RELACIONAMENTO COM CLIENTES:
Responsável pelas Operações realizadas nos Clientes da ADP, liderando uma equipe de 5 Coordenadores e 90 analistas, envolvendo processos de RH, como férias, admissões, rescisões e outros e pelo Relacionamento com os Clientes, liderando uma equipe de 11 Gerentes de Serviços, responsáveis por toda carteira de Clientes da ADP.

 √  Habitante Verde Planejamento e Serviços Ltda –  2009/20012

Sócio Diretor na Empresa Habitante Verde Planejamento e Serviços Ltda, responsável pelo desenvolvimento de projetos que insiram a competência da sustentabilidade na estratégia das empresas e gestão para que a mesma esteja presente transversalmente nos principais processos da empresa.
CLIENTE Urbia Commercial Properties:  Atuação como Consultor com reporte direto para o CEO e atuação transversal com toda Diretoria. Esse trabalho teve foco em 3 diferentes áreas de atuação:
– Gestão da área de PMO:
Com objetivo de garantir que os três principais momentos de concepção de um shopping tivessem seu planejamento documentado através de procedimentos como: definição de escopo, cronograma, orçamento, comunicação entre as equipes envolvidas, seja dentro ou fora da empresa e gerenciamento dos caminhos mais criticos. Os três principais momentos são Prospecção de Novos Negócios, Desenvolvimento e Gestão. Durante a etapa de Desenvolvimento do Unique Shopping Parauapebas, aplicamos técnicas como war-room para garantir a inauguração do mesmo, ocorrida em Maio de 2011. Tal participaçaõ foi reconhecida pelo CLIENTE, o que originou uma premiação pelo desempenho apresentado.
– Gestão da competência da Sustentabilidade:
Responsável pelo desenvolvimento da estratégia de inserçaõ da competencia da sustentabilidade – ambiental e social nos processos de negócios da empresa, como foco nos três momentos: Prospecção de Novos Negócios, Desenvolvimento e Gestão, envolvendo toda empresa de forma transversal, bem como cadeia de fornecedores.  O resultado desse trabalho com intenso envolvimento das lideranças do Cliente, originou dois significativos reconhecimentos na industria de Shopping Centers: O Unique Shopping Parauapebas, situado no sul do Pará, com 14.000 m2 de ABL e 132 operações , inaugurado em maio de 2011, foi contemplado com o Prêmio de Melhor Gestão Ambiental e Social da Região Norte pela Alshop em 2011 e ganhou, em outubro de 2012, o terceiro lugar no Prêmio Newton Rique de Sustentabilidade da Abrasce.
Estratégia de Redes Sociais:
Responsável pela estrtégia de comunicação através das redes sociais e implantação das mesmas para as marcas Urbia Commercial Properties e Unique Shopping.
– Sistema Gerencial com Empreendedores:
Responsável pelo desenvolvimento do sistema gerencial de relacionamento com os sócios dos empreendimentos, considerando os pontos críticos das áreas de marketing, vendas, obra e finanças em sintonia com a viabildiade previamente aprovada.

√   ISPM – 2006/2008

Executivo de Novos Negócios, responsável pelo desenvolvimento do mercado corporativo e prospecções no mercado já existente de Operadoras, visando oferecer e comercializar as soluções e serviços da ISPM, dando foco no relacionamento executivo entre as Empresas, buscando sempre uma solução customizada que possa suportar as estratégias orientadas para Serviços.

√   AT&T – 1999 / 2005

Diretor de Relacionamento com Operadoras de Telecomunicações (set/2003 – dez/2005)
Responsável pelo relacionamento comercial com as operadoras de telecomunicações na região da América Latina, gerenciando equipes matriciais com metas de redução de custo dos serviços de backbone e acesso, visando significativa contribuição para o EBIT positivo da região. Desenvolvimento de parcerias com as três operadoras regionais (Telmex, Telefônica e Impsat) resultando em novas tabelas de preços para os circuitos de acesso e, com isso, viabilizando o crescimento de novos negócios para AT&T. Atingiu e superou as metas de redução de custos em 2004 e 2005.
Diretor de Operações (jan/2003 – ago/2003)
Responsável pelas Operações do Canadá e América Latina. Líder de uma equipe de 50 profissionais formada por Gerentes, Analistas de Suporte e Operadores, atendendo cerca de 500 clientes corporativos, através de três Centros de Gerenciamento de Serviços, envolvendo o gerenciamento de soluções de Outsourcing de Rede para Clientes como IBM, Volkswagen e outros, além de serviços gerenciados para os clientes globais. Dentre as principais realizações, destacam-se a integração dos países na América Latina, concentrando no Brasil as operações da Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela e Equador, obtendo reduções de custo, aumento de qualidade através de operação integrada, transparência para os clientes, padronização dos procedimentos e ferramentas. Seis meses após o período de transição, obteve crescimento de 20% nos chamados pró-ativos e redução de 9horas para 4horas, em média, para solução dos chamados de alta severidade (MTTR).
Diretor de Serviços (jan/2001 – dez/2002)
Responsável pelas áreas de Suporte Técnico, Arquitetos de Solução, Infra-estrutura, Implantação de Clientes, Customer Care, Helpdesk, Centro de Gerenciamento de Serviços para Clientes, Relacionamento com Fornecedores e Anatel. Equipe formada por 3 Gerentes, Consultores, Analistas de Suporte, Gerente de Projetos e Operadores, liderando um total de 75 profissionais e gerenciando um orçamento de US$ 27 milhões/ano. Dentre as principais realizações, destacam-se:
  • Transição das áreas de operações da IBM para AT&T, durante o processo de criação da AT&T no Brasil, através da redefinição e renegociação dos contratos de serviços, levando à redução de 20% nos custos iniciais, sem nenhum impacto de qualidade nos indicadores pré-existentes.
  • Desenvolvimento de uma plataforma de gerenciamento/monitoração de redes (atrelada ao desenvolvimento da nova plataforma global da AT&T) visando uma gerência pró-ativa e disponibilização de relatórios on-line para os Clientes, através de uma aplicação WEB objetivando o incremento de qualidade na gestão de Clientes de Outsourcing de Rede.
  • Redução contínua de custos de 20% em 2001 e 15% em 2002, que contribuíram significativamente para obtenção de EBIT positivo na AT&T. Essas reduções foram baseadas em revisões de contratos, restabelecimento de parcerias, troca de fornecedores e uma eficiente estratégia de relacionamento entre todos os níveis hierárquicos da AT&T com as principais Operadoras de Telecomunicações.
  • Melhora significativa no clima organizacional através de parcerias com as Diretorias de Vendas, Marketing e RH, desenvolvendo um verdadeiro time com objetivos claros, motivação e autonomia, por meio do desenvolvimento de programas de bônus e reconhecimento, e por tomada de decisões de desligamento, quando necessárias.
  • Renegociação do contrato de Rede Satélite de um grande cliente da indústria automobilística (cerca de 700 Sites) em um contrato de Outsourcing de Telecomunicações, com objetivo de obter maior prazo de fidelidade e oferecer ao cliente uma profunda reformulação do Centro de Gerenciamento de Serviços, através de novas ferramentas de monitoração, procedimentos de gerência de problemas e mudanças, cujos valores que foram reconhecidos como estratégicos ao negócio do Cliente.
  • Criação de procedimentos especiais para o atendimento das grandes contas através do fornecimento mensal de relatórios de nível de serviço, análise detalhada dos indicadores pré-acordados, identificação dos problemas mais críticos e estabelecimento de planos de ações corretivos. Como conseqüência, implantação de remuneração variável para o time de pós-venda diretamente associada aos resultados de pesquisa de satisfação dos Clientes que somou-se a implantação de outra estratégia visando aumento significativo da satisfação dos Clientes relacionando os resultados de pesquisas de satisfação ao aspecto variável da remuneração dos profissionais diretamente envolvidos com os Clientes.
Gerente de Relacionamento com Clientes (nov/1999 – dez/2000)
Responsável pelas áreas de Implantação, Helpdesk e Customer Care, liderando um time de 30 profissionais, atuando na continuidade das atividades exercidas anteriormente na IBM, cuja maior realização foi a transparência na transição das atividades dos Clientes e Fornecedores da IBM para AT&T, dando início às Operações da AT&T-GNS no Brasil em Novembro de 1999.

√  IBM – 1986 / 1999

Gerente de Implantação e Customer Care (jan/1997 – out/1999)
Responsável pelas áreas de Implantação, Helpdesk e Customer Care, liderando 25 profissionais, analistas de suporte e gerentes de projetos. Essa equipe foi responsável pela implantação de clientes, pelo atendimento técnico pós-vendas e pela gerência de pesquisas de satisfação.  Clientes com foco em Outsourcing de Redes e também Serviços de Âmbito Global.
Executivo de Projeto de Grandes Contas (nov/1994 – dez/1996)
Responsável pelo relacionamento comercial de grandes clientes: Pepsi, Brahma, Philip Morris entre outras com renda anual aproximada de US$ 48M. Clientes com foco na utilização de Serviços de Outsourcing de Redes e/ou Soluções Customizadas.
Gerente de Projetos (set/1992 – out/1994)
Responsável pela implantação dos Clientes de Serviços de Redes, incluindo projetos internacionais, com foco em Soluções de  Outsourcing.
Analista de Suporte de Telecomunicações (ago/1986 – ago/1992)
Responsável pela homologação e contratação dos equipamentos de telecomunicações.

 

Brasileiro, casado, nascido em 1963, residente em São Paulo

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1 Comentário

  1. Tassiana said,

    15/02/2011 às 10:52

    Olá Luiz, bom dia tudo bom?

    Encontrei sua página navegando pelo google e achei bem interesante sua causa, ganhou uma fã! rs

    Estava buscando algo no meio de customer care e vi que vc tem experiências nessa área. Estou implantando do 0 essa ferramenta na empresa em que trabalho, uma grande empresa de tecnologia no segmento de internet e hosting. Gostaria, claro, se possivel que vc me desse dicas de como foram suas experiencias, quais dificuldades enfrentou, o foco da minha empresa é atuar na retenção de clientes, e eu não tenho idéia por onde começar as pesquisas de satisfação aos clientes. Em que momento devo aplica-las, vc pode me ajudar?

    Desde já muito obrigada pela sua atenção!

    Abs,


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